sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Feliz dia dos professores...

Hoje, quem se arrisca a ter essa profissão?
Acompanho com grande pesar os rumos que a profissão que escolhi para minha vida estão tomando. Sei que sou muito novo para o desanimo, não reclamo das classes em que leciono, e de minha profissão que de tão bela muitas vezes já foi representada em filmes, poemas, músicas, teatros, etc..

Mais uma vez repito. NÃO me dou ao direito de reclamar da minha profissão, ora, eu a escolhi e não posso responsabilizar a ninguém por essa minha escolha. Mas fico chocado, por meus colegas de trabalho e sua desvalorização apesar dos anos de serviço.

Mas tenho todo o direito de reclamar das políticas públicas do Estado de São Paulo. Sou apartidário, ou melhor, sou contra-partidário, sou contra o PSDB e suas invenções mirabolantes para a educação. As mães vêem os caderninhos, os livrinhos, os jornaizinhos e acredita que está tudo bem com a educação em São Paulo, mas não está. No material, no físico se muda facilmente, mas é no filosófico que a coisa se complica.

Muitas vezes vejo que ninguém gosta dessa profissão, de um lado estão os alunos muitas vezes agressivos, do outro os país de alunos e acima olhando e apertando cada vez mais a categoria está o governo.

Garanto que você já viu advogados, engenheiros, arquitetos, médicos, etc, que já estão em idade de aposentar, mas adoram tanto seu trabalho que o farão até o fim de sua vida. Isso é fato!

Fato também é que muitos professores faltando cinco ou mais anos para se aposentar tiram uma licença médica atrás da outra, pois, não agüentam mais por o pé em uma sala de aula. É a segunda profissão mais estressante do Brasil perdendo apenas para os carcereiros

O dia dos professores é um dia de luto. Luto pela morte eminente de uma bela profissão, pois chegará o dia em que nenhuma pessoa, em sã consciência, entrará para lecionar em uma sala de aula. E isto se aproxima graças a diversas medidas para a destruição da educação pública em São Paulo.

E caso não saibam a um déficit de educadores em todo o Brasil. Um estudante qualquer se forma em uma universidade pública, o Estado gasta uma grana alta em sua formação esperando que este retorne a sociedade em forma de trabalho todo o dinheiro nele investido. Mas na hora de trabalhar o governo não dá condições plenas para o exercício de sua função. O que ele faz? Simples o chamado desvio de função, ou seja, vai trabalhar em outra coisa! A meu ver o Estado é muito burro!

No Brasil a educação é despesa e não investimento. Infelizmente.

Não sei porque professor reclama tanto do governo.
Aqui temos o exemplo de um professor ganhando uma linda gravata do orgão repressor do Estado.
Direito a greve? Não em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário